Designing Brand app
Aliança - Vinhos de Portugal

Logo Aliança Vinhos de Portugal criado pela Albuquerque

Quando a empresa nos chamou, encontrámos uma marca desvanecida e descolada dos seus produtos, sem
a notoriedade e a visibilidade de outros tempos, num mercado particularmente difícil, o dos vinhos,
onde a atenção do consumidor está cada vez mais dividida pela amplitude crescente de oferta
e de marcas concorrentes - nacionais e internacionais.
Para uma boa parte dos que conheciam a marca, esta subsistia como sinónimo de espumantes, aguardentes
e Bairrada, apesar da empresa deter, através das suas quintas, um amplo portefólio de produtos que
reflecte as diferentes regiões do país.

O nosso conceito passou por dar uma nova forma visual à marca, redesenhando o seu logótipo e deixando
cair o termo "Caves", para criar um novo símbolo com a forma de um arco que explora o significado
de "aliança". Inspirado num arco-íris e num abraço, o logo confere à marca uma ligação as diferentes
regiões e culturas vitivinícolas nacionais, uma ligação que aproxima as pessoas.
O passo seguinte foi projectar a nova marca ALIANÇA de acordo com os parâmetros de uma arquitectura
de marca "umbrella" e desdobrá-la com evidência e uniformidade visual em toda a gama de produtos,
acções de comunicação e pontos de contacto.