DESIGNING BUSINESS
Aralab: design para exportar


Rebranding para quê: o salto de escala
Em 25 anos, a ARALAB, empresa de solu√ß√Ķes clim√°ticas para a Biotecnologia, Ind√ļstria Farmac√™utica
e Testes para a Ind√ļstria, tornou-se uma refer√™ncia ib√©rica e uma presen√ßa crescente noutros mercados,
em particular da Europa e da América Latina. Quando fala directamente com potenciais clientes, facilmente demonstra que faz parte do lote dos poucos players mundiais que estão no topo desta oferta especializada
e altamente tecnol√≥gica. A ARALAB produz das melhores c√Ęmaras clim√°ticas do mundo e tem um servi√ßo √≠mpar. Mas quando um potencial cliente da Austr√°lia olhava para o site ou via uma brochura n√£o acreditava. Todos os novos clientes precisavam de experimentar para acreditar. E quando o contexto √© de exporta√ß√£o
e internacionaliza√ßao para mercados cada vez mais distantes, √© preciso uma marca que sustenta comportamento e comunica√ß√£o √† dist√Ęncia. Foi isso que fez a ARALAB escolher o Designing Brand.



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Marca e Comunicação:
percepção de valor antes da experiência

O Designing Brand da ARALAB começou com o trabalho conjunto com a gestão, colaboradores e clientes para identificar visão, modelo de negócio, attitude e estratégia de crescimento. Este percurso permitiu criar uma marca em que códigos, logo e assinatura concorrem articuladamente para:
1) comunicar as vantagens competitivas
    (tecnologia e precis√£o + integra√ß√£o com o universo de neg√≥cio e a cultura do cliente)
2) desenhar a arquitectura da oferta:
    o c√≠rculo a preto representa a ARALAB e cada cor representa uma das √°reas de neg√≥cio
    (verde bio, azul farma e vermelho ind√ļstria).
3) antecipar a percepção de valor antes mesmo da experiência
    (aumentar o desejo de compra e legitimar o pre√ßo).




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Na criação dos vários touchpoints que se seguiu
- site, publica√ß√Ķes, stand, documenta√ß√£o institucional -
foi decisiva a hierarquiza√ß√£o e s√≠ntese de conte√ļdos,
a construção de uma infografia das características
técnicas e todo o trabalho de materialização dos
códigos da marca (fotografia de produto, edição
de textos de marca e textos técnicos, partilha
das históriase dos rostos da ARALAB). Resultado? Quanda a nova marca foi lançada na maior feira
do sector (ACHEMA 2012), o sucesso foi imediato.
E mais importante: a procura externa aumentou
de 40 para 60% do total de vendas.