Um Futuro Infográfico

Pedro Albuquerque

A infografia está a sair do seu âmbito habitual - edição / sinalização de redes de transportes - para, inevitavelmente, proliferar por todo o tipo de serviços e produtos com uma forte componente comunicativa.
E mais, será fundamental na monitorização da performance de negócios, sistemas sociais, económicos
e políticos. A informação de estímulo visual não só proporciona muito mais rapidez na interpretação de dados como também acrescenta emoção à informação de natureza mais séria e rigorosa. E porquê a necessidade
de emoção? Funciona como a dor: move-nos mais para o tratamento do que muitos conselhos médicos.
A emoção é a ignição da acção.

A revolução da INFOGRAFIA nas nossas vidas dependerá de uma simbiose perfeita entre dois tipos de protagonistas: designers e engenheiros (os designers concebem a imagem, os engenheiros a tecnologia de informação que transforma a imagem em tempo real). Acredito que esta revolução vai ganhar uma crescente consciência quer na Albuquerque, quer em muitas empresas e negócios que estão bem atentos.

Sobre este assunto, partilho convosco este sessão TED de um dos grandes impulsionadores da INFOGRAFIA actual: David McCandless em Information is Beautiful